sexta-feira, 4 de abril de 2014

IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA


    Cada vez mais os países tornam-se parte de um mundo interligado, abandonando a antiga imagem de blocos independentes. Diante deste cenário, o profissional também precisa ser globalizado. Por isso, falar outro idioma já é tão importante para a carreira quanto à própria formação acadêmica. Grandes empresas contratam funcionários de diversas origens e que, nem sempre, falam a língua local. Nesse aspecto, saber se comunicar em inglês e espanhol - idiomas mais falados em todo mundo corporativo - é mais do que um diferencial.
    Com a vinda de grandes eventos esportivos para o Brasil surgem novas oportunidades de trabalho em diversas áreas. Ao contrário do que se pensa, algumas vagas criadas temporariamente por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, por exemplo, podem se tornar definitivas. E falar inglês ou outros idiomas é essencial para aproveitar algumas oportunidades.
   A Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão realizadas no Brasil, além de outros acontecimentos esportivos, trazem investimento ao país e geram empregos em diversos setores. Por serem eventos divulgados mundialmente, no período e realização o país recebe turistas de todos os lugares. Mais uma vez, falar outro idioma torna-se determinantes. O espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo, com mais de 450 milhões de falantes nativos, além de mais 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores da língua. Com isso se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo mundo. É uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países. É uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais: é idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL. É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras. Existem em língua espanhola, mais de 18.000 publicações periódicas, 300 canais de televisão e 6.000 emissoras de rádio. É o quarto idioma mais falado por nativos do mundo, atrás somente do inglês, mandarim e híndi. Podemos afirmar que o espanhol já é de grande importância no mundo, principalmente no ocidente e dentro de pouco tempo teremos mais de 700 milhões e hispanohalantes no mundo, ou seja, 10% da população mundial.  Para não lamentar no futuro, faça parte desta população aprendendo o espanhol. A Espanha é o país que mais investe no Brasil depois dos  Estados Unidos, hoje já são centenas de empresas deste país instaladas no Brasil e sedentas por brasileiros hispanohablantes, e já são milhares de empresas brasileiras de todos os setores negociando com países hispanohablantes.
     O Brasil, por exemplo, comercializa muitos produtos e serviços com outros países latinos como Bolívia, Argentina, Uruguai, México, Venezuela, Chile, todos falantes de espanhol, sem mencionar a Espanha que é o 2º maior investidor de capital privado no Brasil. Dez em cada 10 profissionais executivos em grandes e médias empresas tem que falar espanhol fluentemente no Brasil. Os especialistas do mercado de trabalho dizem o mesmo. Motivos não faltam para a população que não se interessa pela língua começar a procurar professores e cursos que lecionam o idioma.
     Com o advento da Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 o espanhol será ainda mais importante e valorizado, afinal temos que receber muito bem nossos vizinhos hispanohablantes e deixar eles com vontade de permanecer em nosso país por nossa hospitalidade, potencial turísticos, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário