A
implantação do Mercosul (Mercado Comum do Sul), através da assinatura do
Tratado de Assunção no Paraguai, em março de 1991 entre Brasil, Argentina,
Paraguai e Uruguai provocou um desdobramento em vários setores da sociedade
brasileira, dentre os quais o “boom” do ensino de espanhol como língua língua
estrangeira no Brasil e, consequentemente, o aparecimento de muitos cursos,
assim como a implantação da língua espanhola em escolas públicas e particulares.
Florentino,
em seu artigo publicado no ano de 2000 sobre “O ensino-aprendizagem da língua
espanhola: um fenômeno crescente”, observa que o ensino da Língua Espanhola se
espalhou rapidamente pelo Brasil devido as práticas econômicas, como as da
globalização e da economia de mercado. Contudo, não é só o Brasil que se
beneficia com essa interação sociocultural, mas os vários países que compõem o
Mercosul. De acordo com o PCN (1999): “as Línguas Estrangeiras assumem a
condição de serem parte indissolúvel do conjunto de conhecimentos essenciais
que permitem ao estudante aproximar-se de várias culturas e, consequentemente,
propiciar sua integração num mundo globalizado”.
Deste
modo, percebe-se uma preocupação maior com as Línguas Estrangeiras e espera-se
que alunos e professores se envolvam com o ensino/aprendizagem da Língua
Espanhola e se sintam cada vez mais inseridos e identificados com a cultura
latinoamericana.
Assim
sendo, aprender uma língua estrangeira (neste caso específico, a língua
espanhola) é aprender também a cultura dos povos que falam esta língua.
Entretanto, como a língua espanhola é a língua oficial de 21 países (Argentina,
Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El
Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua,
Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela) faz-se necessário que
se levem em consideração as variedades linguísticas.
Deste
modo, Sedycias (2005) em seu artigo “Por que os brasileiros devem aprender
espanhol”, publicado no livro “O ensino do espanhol no Brasil: passado,
presente, futuro, nos dá dez razões para aprender a referida língua. Vejamos a
seguir:
-A
língua espanhola é considerada uma língua mundial, ou seja, é uma das mais
importantes línguas mundiais da atualidade e a segunda língua nativa mais
falada no mundo.
-Como
já foi mencionado anteriormente, é a língua oficial de 21 países.
-Importância
internacional: o espanhol é, depois do inglês, a segunda língua mundial como
veículo de comunicação internacional.
-A
língua espanhola é muito popular como segunda língua. Nos Estados Unidos e no
Canadá, o espanhol é a língua estrangeira mais popular, a mais ensinada nas
universidades e nas escolas primárias e secundárias.
-Em
quinto lugar vem o Mercosul. Pela primeira vez na sua história, a América
Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento
econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo
comercial de âmbito continental.
-A
língua espanhola é a língua dos nossos vizinhos. Todos os países que fazem
fronteira com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas
da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O fato de sermos vizinhos é um motivo a
mais para aprendermos sua língua e nos familiarizarmos com sua cultura.
-A
sétima razão para que nossos alunos aprendam a língua espanhola é o turismo. A
grande influência de turistas de língua espanhola no Brasil é cada vez maior.
-Em
oitavo lugar está a crescente população que fala espanhol como primeira língua,
nos Estados Unidos. Isso representa um gigantesco mercado de consumidores, com
um poder aquisitivo de mais de 220 bilhões de dólares.
-Em
nono lugar, o português e o espanhol são línguas-irmãs. Porém, é muito mais
fácil para um brasileiro aprender espanhol do que um falante de espanhol
aprender português. Isto se deve, principalmente, ao fato de o português ter
mais sons vocálicos que o espanhol.
-E,
por último destacamos a beleza e o romance. O espanhol é uma das línguas mais
bonitas, melodiosas e românticas que o mundo já teve a felicidade de ouvir e
que segundo o autor “Que outra língua, senão o espanhol, poderia dizer ‘eu te
amo’ desta forma?: Mujer, si puedes tú con Dios hablar, pregúntale si yo alguna
vez te he dejado de adorar”.
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