sábado, 5 de março de 2011

Aí está Pablo Neruda

Pablo Neruda es un poeta chileno galardonado con el Premio Nacional de Literatura y el Premio Nobel de Literatura. También se desempeñó como diplomático y fue miembro activo del partido comunista, compromiso político que muchas veces se ve plasmado en sus obras. Pablo Neruda es el poeta más buscado en internet en la actualidad. Ampliamente conocido por sus obras Veinte poemas de amor y una canción desesperada y sus Cien sonetos de amor, también es el autor de poemas tales como Ahora es Cuba, Alturas de Macchu Picchu, Los enemigos y Si tú me olvidas, entre tantas otras.


América, no invoco tu nombre en vano

AMÉRICA, no invoco tu nombre en vano.
Cuando sujeto al corazón la espada,
cuando aguanto en el alma la gotera,
cuando por las ventanas
un nuevo día tuyo me penetra,
soy y estoy en la luz que me produce,
vivo en la sombra que me determina,
duermo y despierto en tu esencial aurora:
dulce como las uvas, y terrible,
conductor del azúcar y el castigo,
empapado en esperma de tu especie,
amamantado en sangre de tu herencia.

Origem da Língua Espanhola

Principais escritores em Língua Espanhola

Lista de autores de língua espanhola, ordenados alfabeticamente:

É vasta essa lista, porque a lingua espanhola abrange uma porrada de países e, consequentemente, escritores. Mas vamos lá, vou te falar do que eu li:

Pedro Juan Gutierrez - Escritor cubano contemporâneo sensacional. Costumo classificá-lo como "Politicamente pornôgráfico". Livros que indico: "Trilogia Suja de Havana", "Animal Tropical" e "O Ninho da Serpente".

Jorge Luís Borges - Na minha opinião o maior dessa pequenina lista (e de muitas). Escritor argentino que é um dos maiores de todos os tempos. Livros que indico: " O Aleph", " Ficções", "O livro de areia" e Poesias Completas.

Julio Cortazar - Sensacional escritor também argentino. Livros que indico: "Jogos de Armar", "O Jogo da Amarelinha", "As Armas Secretas e tantos outros...

Gabriel Garcia Marquez - Célebre escritor colombiano. Livro que realmente indico: "Cem Anos de Solidão".

Federico Garcia Lorca - Escritor e Dramaturgo Espanhol. Indico: Seus poemas e a peça "Bodas de Sangue".

Mario Vargas Llosa - Escritor peruano. Indico: "Batismo de Fogo", "Pantaleão e as Visitadoras" e "Travessuras da Menina Má".

Se você gosta de poesia não deixe de ler Nicanor Parra (poeta chileno), não deixe de ler Cervantes (romancista, poeta e dramaturgo espanhol. Autor do incrível "Dom Quixote"), outro cubano ótimo é o Reinaldo Arenas. E por fim recomendo Guillermo Arriaga - roteirista e escritor mexicano - ele é incrível!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Língua castelhana

Língua castelhana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelhano ou espanhol (Castellano o español)
Falado em:Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela
Posição:3
Família:Indo-europeia
 Itálica
  Românica
   Ítalo-ocidental
    Ocidental
     Galo-ibérica
      Ibero-românica
       Ibero-ocidental
        Castelhano ou espanhol
Escrita:Alfabeto latino
Estatuto oficial
Língua oficial de:Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Novo México (EUA), Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico (EUA), República Dominicana, Uruguai e Venezuela Minorias em predomínio: Nos Estados Unidos Escassas minorias em: Andorra, Belize e Gibraltar.
Núcleos de imigrantes em: Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Kuwait, República Checa e Suíça.
Códigos de língua
ISO 639-1:es
ISO 639-2:spa
SIL:SPN
Map-Hispanophone World.png
██ Países onde o espanhol tem status de língua oficial.
██ Países ou regiões onde o castelhano é falado sem reconhecimento oficial, ou onde se falam línguas crioulas de origem castelhana (chabacano das Filipinas, etc.) com ou sem reconhecimento oficial, e áreas de forte influência hispânica.
██ Estados dos Estados Unidos onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por 25% ou mais da população.
██ Estados dos Estados Unidos da América onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por algo entre 10% a 20% da população.
██ Estados dos Estados Unidos da América onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por algo entre 5% a 9,9% da população.
NOTA: Para informações detalhadas sobre as fontes utilizadas na criação de mapa, ver sua página de descrição
Espanhol ou castelhano (em espanhol: español ou castellano) é uma língua românica do grupo Ibero-Românico que se originou no norte da atual Espanha e gradualmente espalhou pelo Reino de Castela, evoluindo para a língua principal de governo e de comércio na península Ibérica. O idioma foi levado especialmente para as Américas, África e Ásia-Pacífico com a expansão do Império Espanhol entre os séculos XV e XIX.

O Espanhol no mundo

O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores da língua. Com isto se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo o mundo.
É uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países.
É uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais: é idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL.
É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras. Existem em língua espanhola mais de 18.000 publicações periódicas, 300 canais de televisão e 6.000 emissoras de rádio .
É o quarto idioma mais falado por nativos no mundo, atras somente do inglês, mandarin e hindí.

Podemos afirmar que o espanhol já é de grande importância no mundo, principalmente no ocidente e dentro de pouco tempo teremos mais de 700 milhões de hispanohablantes no mundo, ou seja, 10% da população mundial. Para não lamentar no futuro, faça parte desta população aprendendo o espanhol.
A Espanha é o país que mais investe no Brasil depois dos Estados Unidos, hoje já são centenas de empresas desde país instaladas no Brasil e sedentas por brasileiros hispanohablantes, e já são milhares de empresas brasileiras de todos os setores (comércio, industria, serviços e agronegócio) negociando com países hispanohablantes.
O Brasil, por exemplo comercializa muitos produtos e serviços com outros países latinos como Bolívia, Argentina, Uruguai, México, Venezuela, Chile, todos falantes de espanhol, sem mencionar na Espanha que é o 2° maior investidor de capital privado no Brasil.
10 em cada 10 profissionais executivos em grandes e médias empresas tem que falar espanhol fluentemente no Brasil. Os especialistas em mercado de trabalho  no Brasil dizem o mesmo.
Motivos não faltam para você começar a aprender espanhol hoje mesmo. Além da importãncia econômica, é um idioma muito belo.
Com o advento da Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 o espanhol será ainda mais importante, afinal temos que receber muito bem nossos vizinhos hispanohablantes. Deixar para eles uma ótima impressão da nossa hospitalidade, do potencial turistico  e econômico do nosso belo país.
Também é a língua de Cervantes, Federico García Lorca, Borges, García Marquez, Mario Vargas Llosa e Pedro Almodóvar, entre muitas outras celebridades imortais.